terça-feira, 1 de junho de 2010

 

De onde eu vim? Por que estou aqui? Para onde vou? Estas perguntas têm incomodado as pessoas há séculos. São as chamadas questões existenciais. Existem duas peculiaridades nestas questões. Primeiro, trata-se dos anseios mais profundos da alma e não há sequer a possibilidade de deixá-las de lado. Simplesmente, todo homem e mulher quer e busca respondê-las. E aí está a segunda característica, a universalidade. Independentemente de cultura, história de vida, classe social, nível intelectual e formação profissional, qualquer ser humano, em um momento ou em outro, se vê às voltas com tais questionamentos.

Acontece que nem sempre as questões existenciais são respondidas satisfatoriamente. Nestes casos, é comum o uso de uma expressão parecida: vazio existencial. É como estar com fome ou sede. Só há duas opções: ou sacia-se a necessidade do corpo, ou se esmorece e morre. Os problemas existenciais, de igual modo, têm de ser resolvidos para que o vazio interior seja preenchido. Davi se expressou desta maneira: “assim como a corça anseia pelas águas, a minha alma tem sede de ti, ó Deus” (Salmo 51.)

Historicamente, Deus vem sendo entendido como o fundamento primeiro e último da existência e, portanto, o único que pode dar sentido à vida. Num passado não muito distante, aqueles que ousassem declarar que Deus não existe, de pronto recebiam a alcunha de ímpios, néscios e insensatos, em alusão à Bíblia (Salmo ). Porém uma nova geração de ateus quer acabar com este estigma. E vai mais longe: quer virar a arma outrora apontada para si contra seus acusadores, os cristãos. O neo-ateísmo propõe resolver os problemas da humanidade extinguindo as religiões, a começar pelo cristianismo. Mas será que ele consegue dar sentido à vida? Será que é capaz de tranqüilizar a alma de seus adeptos? E quanto ao velho cristianismo, ele perdeu, de fato, seu valor? Deus é mesmo um delírio?

A paralisia do ateísmo

Albert Einstein dizia que a ciência sem a religião é coxa, aleijada ou, conforme outra tradução, paralítica. O que Einstein queria dizer é que a ciência é limitada, e não pode saber o que está por trás do mundo observável. A ciência é como a primeira instância de uma importante investigação policial: ela vai até certo ponto e a partir dali deve dar lugar a uma equipe mais especializada. Se as grandes questões que afligem os homens ficarem somente a cargo da ciência, mesmo que ela descubra toda a engrenagem do Universo, a vida continuará sem sentido e a humanidade, angustiada.

É muito custoso aos novos ateus admitirem isto. Em geral, eles preferem insistir que a natureza por si só pode resolver todos os problemas humanos e, quanto às questões em aberto, esperam que com o tempo as descobertas científicas as respondam. O que há de errado com estes ateus? Nas palavras de Einstein, eles são paralíticos. Contudo, embora se locomovam em cadeiras de roda, querem ajudar os transeuntes comuns a andar!

O retrato dos países ateístas acentua ainda mais esta ironia. Na Suécia, por exemplo, que tem índices altíssimos de ateísmo, o suicídio chega aos 25 por cento na faixa etária dos 15 aos 44 anos. O curioso é que os suecos estão no topo dos povos com melhores índices de desenvolvimento humano do planeta. Lá, educação não é problema, saúde pública não é problema, fome não é problema. Eles têm tudo, mas lhes faltam motivos para viver. No fim das contas, não têm o mais importante.

A abrangência do cristianismo

“...a religião sem a ciência é cega”. Este é o complemento da máxima de Einstein citada anteriormente. Então, é oportuno perguntar: o cristianismo sofre desta cegueira? O livro Verdade Absoluta (CPAD, 2006), de Nancy Pearcey, responde com um sonoro “não!”. Seguindo a trilha de Francis Schaeffer, um dos mais respeitados apologistas do século passado, a autora trata da relação entre o cristianismo e os saberes seculares. Ela afirma que a fé cristã é verdadeira não apenas no âmbito religioso, como também em referência a toda e qualquer realidade. “Em qualquer área de estudo, estamos descobrindo leis ou ordenações da criação pelas quais o Criador estruturou o mundo”, garante.
Com efeito, Nancy não postula uma verdade até então escondida, mas se une à história inteira do cristianismo. Desde os apóstolos, os cristãos lidam tranqüilamente com idéias e linguagens de outras culturas, como João, ao referir-se a Jesus como o verbo (logos) de Deus (João 1.3), termo que no pensamento grego designava o princípio responsável pela criação e sustentação do Universo; e Paulo, no discurso para os filósofos atenienses no Areópago, persuadindo-os de que Deus era o doador e mantenedor da vida: “Porque nele [em Deus] vivemos, nos movemos e existimos” (Atos 17.28).
Nos séculos seguintes, pensadores como Agostinho de Hipona, Anselmo de Cantuária e Tomás de Aquino deram continuidade à tradição apostólica e entraram para a história tanto da teologia quanto da filosofia. Foi durante o período que eles viveram, a chamada Idade Média, que surgiram na Europa as primeiras escolas e universidades.

Com o advento da ciência moderna, os cristãos não saíram de cena. Antes, lançaram os fundamentos do novo método científico. Alguns deles revolucionaram suas áreas de estudo: Galileu Galilei, na astronomia, Isaac Newton, na física e na matemática, e Gregor Mendel, na genética. Em comum, tinham por hábito considerarem que apenas um ser sobrenatural podia dar a explicação última às suas descobertas. Portanto, o cristianismo, além de não sofrer de deficiência visual, iluminou o caminho da humanidade rumo à descoberta da verdade total, na confiança de que toda verdade (com V maiúsculo) provém de Deus.

As respostas propriamente ditas

O fato de o cristianismo dialogar com conhecimentos extra-religiosos, contudo, não valida sua premissa básica, isto é, a existência de Deus. A própria Bíblia diz que “ninguém jamais viu a Deus” (1 João 1.18). Sendo assim, os ateus, ainda que aleijados, podem estar com a razão. Mas não estão. Aliás, um dos pontos em que a razão mais favorece a fé cristã é o conjunto de argumentos a favor da existência de Deus. Norman Geisler e Frank Tureck compilaram estes argumentos no livro Não Tenho Fé Suficiente para Ser Ateu (Vida, 2006).

Argumento Cosmológico: o nome é estranho, mas refere-se ao estudo da origem do Universo. Procura responder à pergunta “de onde eu vim?”. Durante muito tempo, os ateus acreditaram que o Universo era eterno, mesmo contrariando o princípio da causalidade, tão bem exposto por Tomás de Aquino há mais de 700 anos. Segundo este princípio, todo efeito tem uma causa, que tem outra causa, e outra, e outra... Como uma regressão infinita é racionalmente inconcebível, deve ter havido uma causa primeira que não foi causada, ou seja, Deus. Uma analogia válida, ainda que imperfeita, é a de um jogo de dominó com as 28 peças dispostas sobre a mesa, na vertical, uma após a outra, a uma pequena distância entre si. Se a primeira peça cair, todas as outras inevitavelmente cairão. Mas para que isso ocorra, algo ou alguém tem de empurrar a primeira peça, pois ela não pode causar sua própria queda. A teoria do Big Bang confirma este argumento. Segundo esta teoria, o Universo surgiu de uma grande explosão num certo ponto do passado, criando o espaço, o tempo e a matéria. Antes disso, não existia nada. Como o nada não cria nada, é de se esperar que houvesse um ser não-espacial, atemporal e imaterial que criou tudo o que veio a existir. Daí, o princípio da causalidade apontar para Deus, que segundo a teologia cristã não é espacial, nem temporal, nem material. 

por James Meira.

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