quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ética antes de tudo


Caros amigos e irmãos.

Recebi uma recomendação de um blog cristão e logo me interessei pois o mesmo anuncia que disponibiliza estudos bíblicos GRÁTIS com o intuito de ajudar estudantes, professores e outros interessados. Fiquei feliz por haver  alguém que se desse a tanto trabalho em troca apenas de um prêmio no céu.

Porém, enquanto navagava pelo blog, descobri que alí são vendidas literaturas, traduções de textos e outros serviços (nada demais), mas, entre os serviços oferecidos consta também MONOGRAFIAS PRONTAS. E ainda é apresentada como sendo única, com boas referências bibliograficas e que o comprador não precisará se preocupar pois não haverá risco dos educadores encontrarem o conteúdo em outro lugar.

Então, faço uma pergunta: É esta a ética cristã? Isso tem fundamentação teológica bíblica?

Todas as coisas me são lícitas mas nem todas me convêm, disse o Apóstolo Paulo. Não entendo como uma página que leva o nome de uma comunidade cristã, e que parece se referir a um grupo cristão, pode estampar um anúncio deste tipo.
Alguém pode me questionar dizendo que isso não é crime. Então, vá à sua orientadora na faculdade, ou diante da banca examinadora e diga isso. Nem tudo que é errado ou ilícito está previsto no código penal, mas está previsto na Bíblia.

"O que trabalha com mão enganosa empobrece, mas as mãos dos diligentes enriquece" Pv.10.4

Se os cristãos começarem a relativizar o que é ético, o que é justo, o que é honesto, deixaremos de ter uma igreja e passaremos a fazer parte de um clube social sem qualquer influência sobre nossa formação e caráter. E isso é o que o mundo não precisa.

Temos a mania de reclamar dos deputados e senadores, chamamos os vereadores de ladrões e enganadores. Costumamos acusar os empresários de nosso país de se aproveitarem da miséria dos pobres para pagar salários ruins. Trabalhar no comércio é sinônimo de escravidão. Mas o problema, é que quando os papéis se invertem, nada muda.

O empregado que vira patrão se acha no direito de surrupiar os direitos destes. O pobre que fica rico, logo descobre uma forma de burlar a Receita Federal. E nem precisa mudar de status para entrar na onda. Comprar DVD pirata é normal - uma alternativa. Comprar ponto de TV a cabo pirateada, é aproveitar a oportunidade. No país do jeitinho, quem não se aproveita de alguma forma dos outros é otário.

Não é este o caminho dos salvos. Não é este o comportamento dos nascidos de novo. Fomos chamados à luz, pois os que fazem o que é errado preferem as trevas, onde podem esconder-se. Não fomos chamados para o anonimato, pelo contrário, somos incentivados pela palavra a resplandecer.


Amados, fomos chamados à luz, então, vamos agir como tal. Sejamos sóbrios, vigiemos.

Seja a vossa integridade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Fp. 4.5

2 comentários:

  1. Boa observação caro irmão! Tenho chegado a conclusão que a corrupção de nossos governantes reflete a conduta de muitos. Sempre vota-se por interesse, sempre fura-se as filas, sempre compra-se produtos piratas, dá-se propina aos policiais para se livrar da multa, enfim, sempre existe um jeitinho. Muitos estão acostumados a bombardear os grandes desvios éticos. E os que não se tornam conhecidos? Em cantares 2.15, não era só as raposas que faziam mal a vinha, mas as raposinhas também. Ou seja, as raposinhas podem, as raposas não. Os corruptos (raposas) são frutos das escolhas daqueles que, às vezes, é da mesma "ética" das raposas, isto é, são raposinhas.

    ResponderExcluir
  2. Com toda certeza meu amigo Paulo.

    Fico pasmo diante da daistância entre o discurso e a conduta. Espero que o povo cristão (como o faz sua esmagodora maioria) dê exemplo de vida e conduta retas.

    Um abraço irmão.

    ResponderExcluir