segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Há algum sentido para a História? (PARTE III)

Chegamos ao final do nosso estudo, nos estudos anteriores argumentamos que a História possui sentido, pois a História começa em Deus e a História está sob o controle de Deus. Agora finalizamos nossa argumentação em busca de responder à seguinte pergunta: Há algum sentido para a História? Respondemos que SIM, pois:


A História terminará segundo a vontade de Deus

A história terá um fim e esse fim quem dará é Deus. O cristianismo não advoga a idéia de uma história cíclica, um tipo de história que não caminha para um final, um término, uma consumação. Segundo a Bíblia Deus está conduzindo os acontecimentos históricos em direção a uma redenção e consumação final. Paulo escreve em Romanos 8.19 “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus”. João descreve a derrota final dos poderes das trevas, ele diz que Satanás após ser solto seduzirá as nações de todo mundo, a fim de reuni-las para a peleja, todavia cairá fogo do céu para consumir os homens e o diabo depois será lançado no lago de fogo, onde já estão o anticristo e o falso profeta e serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos.

Depois João descreve o dia do grande julgamento de Deus. O apóstolo relata que todos os mortos, os grandes e os pequenos, estarão diante do trono e serão julgados conforme as suas obras. A morte e o inferno serão lançados no lago de fogo. E todo aquele que não foi achado no livro da vida será lançado no lago de fogo.

No capítulo 21 a atenção do apóstolo se volta para os eleitos de Deus, para os santos, os justificados em Cristo Jesus. 

“Ele diz vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. [...] Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho”.

Talvez hoje não entendemos a direção que Deus está dando à nossa história, talvez o que estamos vendo hoje é adversidades, reveses, problemas familiares, financeiro-econômico, enfermidades, etc., todavia, a Bíblia nos convida a confirmarmos em Deus, pois Ele está conduzindo os eventos históricos, inclusive a nossa história particular, para um fim glorioso e magnífico.

Devemos está otimistas e confiantes com relação ao desenrolar dos acontecimentos históricos, pois Deus é o Autor da história, Ele é aquele que possui o controle total e pleno de toda a história, é Ele quem determina o fim, e não as circunstâncias, os homens, nem muito menos Satanás. O nosso Senhor Jesus Cristo está assentado no trono do universo e segundo o beneplácito da sua vontade a história será consumada.

Por Daniel Novais, dirigente da C.B.B. – Congregação Batista Betel desde 2008, bacharel em Teologia pela F.B.B. – Faculdade Batista Brasileira; casado com Rita Alves.

3 comentários:

  1. De fato, que estejamos todos prontos para o grande encontro com nosso Deus. Ótimo post. Fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcelo pelo comentário. Que o Senhor possa nos dar graça para esperarmos sempre n'Ele.

    ResponderExcluir
  3. olá irmão Davi, a paz do Senhor!

    Gostaria mais uma vez dar-lhe os parabéns por seu blog, quero dizer que indiquei seu blog para o selo de qualidade, passe no meu e pegue http://igrejinha.org.br/blog .
    Um abraço e que Deus continue a te usar como um canal de bênçãos via internet.

    ResponderExcluir